Protesto contra proibição de véu islâmico reúne 5 mil no Kosovo (Danuza Peixoto)
PRISTINA (Reuters) - Cerca de 5 mil pessoas protestaram no Kosovo nesta sexta-feira contra uma decisão do governo de proibir o uso de véus islâmicos em escolas públicas.
Cerca de 90 por cento da população do Kosovo é muçulmana mas a ex-província sérvia, que declarou independência em 2008, segue como um país secular.
Os manifestantes de várias partes do país se reuniram na capital e exigiram que o governo reveja sua proibição e não "discrimine os muçulmanos".
"Continuaremos a protestar até que eles permitam que nossas filhas vão à escola com véus", disse o organizador do protesto, Halil Kastrati.
Manifestantes, que exibiam faixas com mensagens "Não use nosso Estado contra a gente" e "O comunismo acabou", marcharam até o Ministério da Educação, que aprovou a proibição.
"Este não é meu uniforme mas minha obrigação religiosa. Eu respeito minha religião mas eu também quero ir para minhas aulas", disse a estudante Fitore Abazi.
Kosovo já foi reconhecido por 69 países, a maioria da Europa Ocidental, Estados Unidos e alguns países muçulmanos, mas não se tornou membro da Organização das Nações Unidas. A Sérvia se opõe à independência da ex-província e entrou com ação no Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda.
(Reportagem de Fatos Bytyci)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial