Festa Junina (Brasil Escola)
Festa Junina
Festa Junina
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
Equipe Brasil Escola
Confira mais sobre a Festa Junina!
Comidas Típicas da Festa Junina
A história das festas juninas e as comidas mais conhecidas.
Curiosidades da Festa Junina
O significado dos principais elementos juninos.
Itens da Festa Junina
Todos os elementos fundamentais que uma festa junina tem e o significado de cada item da festa.
Origem da Festa Junina
Onde surgiram as comemorações juninas e suas principais características.
Símbolos da Festa Junina
Os principais elementos das festas juninas e seus significados.
Simpatias na Festa Junina
Como realizar seus sonhos através das crenças populares.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial