quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Após proibir grupo de candomblé em igreja, bispo cancela missa em MS (Postado por Lucas Pinheiro)


O bispo Dom Martinez Alvarez, de Corumbá, cancelou a Santa Missa prevista para o dia 30 de dezembro, na Igreja Matriz da cidade, distante 444 quilômetros de Campo Grande. A decisão veio depois que foi proibida a participação dos integrantes do candomblé e da umbanda na missa, ritual que era realizado há sete anos. O grupo poderia apenas fazer a lavagem da escadaria, mas o templo estaria fechado para eles.

Desde 2004, os integrantes das religiões das matrizes africanas assistem à Santa Missa no dia 30, vestidos com as roupas tradicionais, sentados nos primeiros bancos da igreja. Após a celebração, eles saíam e lavavam a escadaria da igreja. Esta participação dentro do tempo já havia sido vetada, mas o bispo resolveu cancelar as missas dos dias 30 e 31 de dezembro.

O bispo disse que já repassou a decisão para os integrantes do candomblé e da umbanda. “Não foi um cancelamento de um momento para outro, foi uma decisão pensada”, disse Alvarez. O bispo explica que a presença do grupo na missa não tem coerência religiosa, pois nunca houve uma união real entre os cultos. “É uma questão doutrinária”. O pároco da Igreja Matriz, padre Fábio Vieira, disse que concorda com a decisão do bispo e com os motivos do cancelamento.

O presidente da Associação Corumbaense das Religiões de Matrizes Africanas do Pantanal e Região (Acorema) e delegado das religiões de matrizes sul-africanas do Centro Oeste, Clemílson Pereira Medina, nega que tenha sido avisado oficialmente pelo bispo da decisão de cancelar a missa. “Corumbá vai perder com isso, eles [bispo e padre] não estão respeitando nem os fieis da igreja deles; as famílias mais tradicionais da cidade esperam essa missa”, disse.

Medina disse que vai manter a lavagem da escadaria, no dia 30 de dezembro, mesmo sem a Santa Missa. Antes, no dia 29, está previsto uma caminhada em defesa da liberdade religiosa.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Bento XVI ficará no Rio de 23 a 28 de julho de 2013 durante evento mundial (Postado por Lucas Pinheiro)

O Papa Bento XVI ficará no Rio de Janeiro entre os dias 23 a 28 de julho de 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A data foi confirmada nesta terça-feira (13) pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que participa do Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma, na Itália.

Segundo a Arquidiocese do Rio, Bento XVI terá uma série de atividades programadas na cidade, entre elas, uma missa que ele vai celebrar especialmente para os jovens. A expectativa da Igreja Católica é reunir cerca de 4 milhões de fiéis. O local ainda não foi escolhido pela arquidiocese.

Logomarca da Jornada Mundial da Juventude
O arcebispo também divulgou nesta terça-feira, por meio de seu twitter, que já foi escolhida a logomarca da Jornada Mundial da Juventude 2013.

Ainda de acordo com Dom Orani Tempesta, no final de fevereiro de 2012, uma comissão do Pontifício Conselho para Leigos virá ao Rio de Janeiro, para conhecer os possíveis locais onde poderão ser realizadas as atividades do Papa Bento XVI.