terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pastor fracassa ao tentar lançar TV em 150 países (Danuza Peixoto)

Ricardo Feltrin


No começo de abril, o pastor Silas Malafaia, então ligado à Assembleia de Deus, lançou em parceria com outro pastor norte-americano, Mike Murdock, um plano para arrecadar R$ 1 bilhão. O dinheiro seria empregado em evangelização em todo o mundo e manutenção de programas de TV em pelo menos 140 países. Malafaia batizou o plano de "Clube de 1 milhão de Almas". Cada fiel que aceitasse colaborar teria de doar R$ 1 mil.





Por causa do plano, o pastor recebeu severas críticas de setores não só da Assembleia de Deus, mas também de outras linhas evangélicas. Por causa das críticas, o pastor teria se afastado da AB.



Quatro meses depois de lançado o plano, ele resulta em fracasso numérico e financeiro. Até esta terça-feira, 3 de agosto, nem mesmo 5.000 pessoas aderiram ao programa, embora o pastor esteja fazendo propaganda ostensiva em horários que adquire na TV e no rádio.



Se prosseguir na atual toada, o pastor levará 330 anos para completar o milhão de almas. O acordo que ele disse ter fechado para exibir programas em outros países seria válido apenas para este ano.



O "sócio" de Malafaia na empreitada, Murdock, é pregador conhecido como ferrenho defensor da teologia da prosperidade --aquela que, grosso modo, prega que o fiel cristão pode obter ganhos financeiros e materiais única e exclusivamente através de sua fé, e que essa fé deve ser demonstrada com uma espécie de generosidade para com a igreja com que ele, fiel, frequenta.



Ao doar parte do que tem, o fiel teria uma contrapartida divina garantida, já que "Deus é fiel" (em seu acordo com os humanos).



É o mesmo discurso da Igreja Universal e da Renascer em Cristo, que lançam constantemente "desafios" para seus fiéis, que, quase sempre, resultam na doação de dinheiro para esta ou aquela "causa" da igreja. A IURD, no momento atual, está pedindo e recebendo doações para construir uma réplica do templo de Salomão; a Renascer, para reconstruir sua sede.



Marmelada na F-1 não afeta ibope da Globo



O pastelão do GP da Alemanha, no qual Felipe Massa deu de bandeja a vitória ao colega de equipe, Fernando Alonso, parece não ter efeito nenhum no público do automobilismo.



Tanto na corrida da marmelada, como na do último domingo, na Hungria, o ibope da Globo foi absolutamente o mesmo: 13 pontos de média.



Quem é Legal



Canal Viva



Sucesso de público, é uma das grandes surpresas da TV paga em 2010. A escolha de novelas e reprises de filmes está excelente, e isso se reflete em uma audiência cada vez mais crescente. Bela tacada da Globo.



Quem Irrita



History Channel



Um canal que, pelo nome, deveria ser educativo, mas que parece estar perdendo o rumo para a mesmice. Ora é a "semana dos ETs", ora a "semana dos triângulos luminosos", ora a "semana dos Ovnis"; isso sem falar em:



1) a incrível repetição de programas com os temas "nazismo" e "Segunda Guerra";



2) do fato de que "Combates Aéreos" deveria mudar de nome para "Combates Aéreos de Pilotos dos EUA" , porque o programa parece ser patrocinado pela Força Aérea Norte-Americana, tal o lugar-comum da origem dos heróis. Onde estão os pilotos britânicos ou israelenses ou mesmo alemães? Só existem pilotos americanos?



3) Onde estão os programas sobre a guerra da Coreia ou mesmo Vietnã?



4) A invasão e a guerra contra o Iraque tem sempre o ponto de vista dos "mocinhos" dos EUA. O History Channel está simplesmente subestimando seu público. Ao menos aqui no Brasil não somos tão idiotas...



Assista ou leia a mais informações exclusivas de TV, música e cinema no programa Ooops!, que também é pródigo em divulgar informações sobre a passagem, desta para a melhor, da cria da vaca em fase de amamentação.

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